Rota Ecológica dos Milagres, saiba quais praias fazem parte.

08 de Mar de 2024

A Rota Ecológica dos Milagres, um tesouro escondido em Alagoas, é um conjunto de praias que deslumbra com seus cenários paradisíacos. São extensas faixas de areia, manguezais preservados e uma culinária deliciosa, tudo isso em meio a casas e pousadas encantadoras. Com 23 quilômetros de extensão, abrange os municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

Para quem planeja uma visita, apresentamos aqui as 7 praias que são verdadeiras joias dessa região imperdível. Vamos descobrir cada uma delas!

 

Praia dos Morros

Localizada na continuação da famosa praia do Carro Quebrado, a Praia dos Morros é conhecida por suas imponentes falésias e acesso um pouco desafiador, via estrada de terra. Para alcançá-la a partir da Rota Ecológica dos Milagres, é preciso atravessar o rio Camarajibe de barco, o que mantém a praia praticamente deserta ao longo do ano. Com uma ampla faixa de areia na maré baixa, é perfeita para caminhadas e passeios de bicicleta. O mar agitado faz dela um destino privilegiado para os amantes do surf.

A infraestrutura é mínima, com algumas casas de veraneio e falésias deslumbrantes no extremo sul da praia, onde dizem que há uma nascente de água potável. A Praia dos Morros é ideal para quem busca paz e tranquilidade.

 

Praia do Marceneiro
 

 

Esta praia calma e pouco explorada, localizada no município de Passo de Camaragibe, é a primeira parada para quem segue a rota no sentido sul. Com acesso asfaltado e uma extensa faixa de areia, é ideal tanto para um mergulho refrescante quanto para um dia de relaxamento ao sol. Os recifes começam a surgir nesta parte da rota, proporcionando ótimas oportunidades para mergulho. Além disso, a praia oferece boas opções de pousadas, bares e restaurantes.

 

Praia do Riacho

Tranquila e serena, a Praia do Riacho é perfeita para toda a família, especialmente para crianças, com suas belas piscinas naturais formadas na maré baixa. Para os amantes de caminhadas à beira-mar, há a possibilidade de atravessar o riacho que deságua no mar e chegar até a Capela local, famosa por realizar cerimônias de casamento na areia. O visual é deslumbrante, ideal para fotos memoráveis. Embora haja algumas barracas, é comum encontrar taxas de uso e consumação mínima.

 

Praia do Toque

A Praia do Toque é imperdível devido à sua variedade de piscinas naturais. Para acessá-las, pode-se fazer um passeio de jangada que leva os turistas a áreas onde é possível banhar-se em águas cristalinas. A praia também abriga algumas das pousadas mais sofisticadas e exclusivas da região. Além disso, o "day use" Milagres do Toque Beach Clube oferece infraestrutura completa para um dia confortável à beira-mar.

 

Praia de Tatuamunha

Situada na divisa entre São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, a Praia de Tatuamunha é uma das mais belas da Rota Ecológica dos Milagres, praticamente intocada. É possível percorrer longas distâncias a pé ou de bicicleta, desfrutando de uma natureza singular. O nome, de origem indígena, significa "tatu pequeno" e a praia oferece um cenário paradisíaco, com piscinas naturais, corais de fogo e o encontro das águas do rio Tatuamunha com o mar. O Rio Tatuamunha abriga o projeto de proteção do Peixe-boi, promovido pela Associação Peixe Boi, que organiza o turismo sustentável de visitação para a observação do animal em seu habitat natural. O pôr do sol é uma experiência única e espetacular!

 

Praia da Lajes

 

 

Localizada entre as praias de Patacho e Tatuamunha, em Porto de Pedras, a Praia de Lajes é um verdadeiro refúgio. Com sua longa extensão e poucos turistas, é um espetáculo da natureza, com águas cristalinas e mornas e belas piscinas naturais. Já foi eleita uma das 5 praias mais bonitas do Brasil. Conhecida como o "refúgio dos casais", conta com infraestrutura mínima de bares, barracas e restaurantes, sendo ideal para um dia perfeito na praia.

 

 

 

Praia do Patacho

 

 

Para quem busca águas calmas, ambiente tranquilo e hospedagens confortáveis e luxuosas, a Praia do Patacho é o destino ideal. Encanta com suas piscinas naturais e a tranquilidade de um pequeno vilarejo rústico, perfeito para desfrutar do sol e do mar. Os passeios de barco oferecidos pelos pescadores locais são uma ótima maneira de explorar as piscinas naturais e garantem uma experiência extraordinária.

A Rota Ecológica dos Milagres oferece muito mais do que paisagens deslumbrantes, com sua riqueza natural, vida marinha abundante e praias de areias brancas. Há também incríveis opções de hospedagem, artesanato e gastronomia para explorar. Fique ligado para mais conteúdos imperdíveis em nossos próximos posts.

 

Conheça um pouco mais sobre nossa pousada:

Site: aldeiabeijupira.com.br

Instagram: @aldeiabeijupira

Whatsapp: +55 (82) 9 9602-8834